E se eu pulasse num buraco que atravessasse a Terra no meio?

9 de nov. de 2009


0
Embora isso seja impossível de ser feito na Terra, é um pouco menos impossível na Lua. A Lua não possui magma, nem oceanos ou água subterrânea para complicar as coisas. Além disso, a Lua não tem atmosfera, portanto o túnel teria um bom vácuo dentro dele, o que elimina o arrasto aerodinâmico.

Portanto, imagine um túnel atravessando a Lua. Se você fizesse a descida por uma escada, você iria descobrir que seu peso diminui. A gravidade é causada por objetos que atraem outros com sua massa. Conforme você desce dentro do túnel, mais e mais da massa da lua fica acima de você, atraindo você para cima. Quando você descesse até o centro da Lua, ficaria sem peso. A massa da Lua estaria toda ao redor de você e atraindo-o igualmente, portanto se anularia totalmente e você se sentiria sem peso.

Agora, se você pulasse dentro do túnel, aceleraria em direção ao centro, passaria rapidamente pelo centro e começaria a desacelerar. Finalmente, você iria parar quando alcançasse a borda do túnel no outro lado da lua e começaria a cair de volta na outra direção. Você iria oscilar para frente e para trás dessa forma para sempre (pela falta de atmosfera).

Se você pudesse fazer isso na Terra (diâmetro de 12.700 km) criando um vácuo em seu interior, tudo o que você jogasse dentro do túnel alcançaria o outro lado do planeta em apenas 42 minutos (fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/...).

0 comentários:

Postar um comentário

Sugira, critique, elogie! Deixe seu comentário!