Leia! - Ensaio sobre a cegueira

15 de jun. de 2010


0
Ensaio sobre a cegueira é um livro de autoria do escritor português José Saramago. O romance foi publicado em 1955 e traduzido em diversas línguas.

Na história, primeiramente, um homem fica cego dentro de seu carro, enquanto espera o semáforo abrir. Ao ficar desesperado e implorar por ajuda,o mesmo "transmite" a sua cegueira às pessoas que correma seu socorro e, assim, rapidamente a cegueira branca se alastra pela população.

A linguagem utilizada é complicada, mas o livro vale a pena pois, no mesmo, o autor faz uma grande crítica aos valores da sociedade, especialmente quando relata o que acontece a partir do momento em que a população inteira perde a visão.

Palavras de José Saramago, na apresentação pública do seu romance Ensaio sobre a Cegueira:

Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.

Não deixe de ler! Confira preços do livro aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Sugira, critique, elogie! Deixe seu comentário!