Leia! - O Arquipélago

20 de jul. de 2010


0
A última parte da trilogia O Tempo e o Vento traz a história de Santa Fé e da família Cambará, até 1945 e chama-se O Arquipélago. Esta terceira e última parte foi lançada 11 anos após O Retrato (confira um breve resumo aqui), devido ao frágil estado de saúde do autor, vítima de um ataque cardíaco.

Aqui os personagens principais participam ativamente da história do país, contracenando com personagens reais que aparecem e participam da trama, como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, entre outros.

A história se passa no Rio de Janeiro, onde o Dr. Rodrigo Cambará é eleito deputado federal. Dentro da família, existem vários tipos de personagens, desde oportunistas a comunistas, acarretando fortes contradições numa época marcada fortemente por revolução de costumes.

Diferentemente dos outros volumes, O Arquipélago é narrado por uma personagem feminina.

Curiosidade: O título inical da trilogia era O Vento e o Tempo. Somente quando a primeira edição da coleção estava para ser lançada, o título foi invertido.

Érico Veríssimo nasceu em Cruz Alta - RS, em 1905 e é considerado um dos escritores mais populares do século XX, sendo que seus livros foram traduzidos para o alemão, espanhol, finlandês, francês, holandês, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, romeno, russo, sueco e tcheco.

Confira preços do livro aqui.

Assim terminamos esta trilogia de Érico Veríssimo, e também terminamos esta série Leia!, num total de 20 livros sugeridos e comentados. Voltaremos a sugerir livros, porém de forma mais esporádica.

Obrigado pelas visitas e comentários nesta seção e, caso você tenha vontade de participar do Leia Primeiro, faça sua crítica de algum livro e mande pra gente, que publicaremos com os devidos créditos!

0 comentários:

Postar um comentário

Sugira, critique, elogie! Deixe seu comentário!